SLC Agrícola e IPAM assinam contrato de compensação financeira pela conservação de 1,3 mil hectares em Mato Grosso
Comprometida com a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas por meio da conservação de ecossistemas e da biodiversidade, a SLC Agrícola assinou um contrato de compensação financeira pela manutenção de uma área de 1.358 hectares de vegetação nativa na Fazenda Perdizes, em Mato Grosso. Essa é a maior área individual e a primeira localizada no bioma amazônico a aderir ao mecanismo CONSERV, idealizado pelo IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) e executado em parceria com o EDF (Environmental Defense Fund) e com o Woodwell Climate Research Center.
Por meio do CONSERV, projeto lançado em 2020, os produtores rurais recebem compensação pela conservação de áreas de vegetação que excedem a reserva exigida pelo Código Florestal. A adesão da SLC Agricola se soma à aprovação da Política de Desmatamento Zero, no ano passado, na qual formalizou o compromisso em não converter áreas com vegetação nativa para o uso agrícola, mesmo aquelas elegíveis nos respectivos processos de licenciamento ambiental. O uso racional de recursos naturais por meio de melhores práticas no cultivo, investimentos em novas tecnologias e outros projetos de mitigação de impactos ambientais faz parte do compromisso para reduzir em 25% a pegada de carbono até 2030.
A melhoria de produtividade é fundamental para atender à crescente demanda global por alimentos sem aumentar a área plantada. “Por meio de investimentos em inovação, digitalização e adoção das melhores práticas agrícolas, conseguimos produzir mais com menos insumos, aumentando a eficiência do sistema produtivo”, afirmou o Diretor-Presidente da SLC Agrícola, Aurélio Pavinato.
Com a adesão da SLC Agrícola, o CONSERV incentiva a conservação de 9.768 hectares em dez propriedades rurais mato-grossenses. As áreas compreendidas nos contratos com o IPAM não fazem parte das Reservas Legais ou das Áreas de Preservação Permanente (APP) das propriedades. “A vegetação nativa é fundamental para a manutenção climática local, regional e global, sendo essencial para manter o ciclo de chuvas e a previsibilidade da produção. Para preservar essas áreas é necessário criar mecanismos para perenizá-las, incluindo usos sustentáveis”, disse o Diretor-Executivo do IPAM, André Guimarães.
“A SLC Agrícola cresceu nos últimos anos, sempre preservando o meio ambiente e respeitando todas as legislações. Temos mais de 118 mil hectares de áreas preservadas e esse é um momento muito importante porque queremos ser um exemplo para as gerações futuras”, declarou o Diretor de RH, Sustentabilidade e TI da SLC Agrícola, Álvaro Dilli.
Mais Notícias de "Responsabilidade Social"
- Dia do Meio Ambiente: iniciativas reforçam compromisso da SLC Agrícola com a preservação ambiental
- Avanço no ISE B3 reforça nosso compromisso com a sustentabilidade
- Relatório Integrado 2023 destaca inovação, sustentabilidade e impacto social positivo
Veja Também
- Relatório Integrado 2024 destaca avanços em um ano de muitos desafios
- Horizonte SLC reinaugura sala no Instituto Caldeira
- Conquistamos o Prêmio Top Ser Humano da ABRH-RS!
- Somos empresa certificada em saúde mental
- Somos destaque no Prêmio Melhores do ESG
Últimas notícias
- SLC Agrícola é uma das parceiras do programa Carbono Xingu
- Encontro da Pecuária reúne lideranças e especialistas em Mato Grosso do Sul
- SLC Agrícola fortalece compromisso com a inovação no South Summit Brazil 2025
- Avançamos em Segurança Hídrica e Florestas no CDP
- Relatório Integrado 2024 destaca avanços em um ano de muitos desafios
- Recorde de algodão faturado é destaque nos resultados de 2024