Boas Práticas de Produção
Manejo de insumos
A evolução do conhecimento e da tecnologia embarcada nas máquinas e insumos utilizados nas lavouras permite elaborar estratégias de utilização cada vez mais assertivas e racionais. Estudos com sementes, manejo de fertilizantes, corretivos e defensivos permitem embasar estratégias próprias para correção de necessidades das lavouras e promoção de condições adequadas para o desenvolvimento das culturas e obtenção de altas produtividades.
Rotação de culturas
A crescente preocupação sobre o futuro da agricultura e da produção de alimentos exige cada vez mais a conscientização dos agricultores para o uso racional dos recursos produtivos. Boas práticas de utilização do solo, da água, dos insumos e do manejo das lavouras tem papel fundamental em garantir a sustentabilidade do sistema produtivo para as gerações futuras.
A rotação de culturas ocorre em todas as lavouras da SLC Agrícola. A rotação predominante em nossas Fazendas da região Centro-Oeste é soja + algodão 2ª safra no primeiro ano e soja + milho 2ª safra no segundo ano.
Na região Nordeste, as Fazendas localizadas no Maranhão permitem a “dobradinha” soja + milho 2ª safra no primeiro ano e algodão no segundo ano. As Fazendas localizadas na Bahia e Piauí utilizam a rotação entre soja e algodão, ou a sucessão entre soja e plantas de cobertura.
Entre os benefícios da rotação de culturas, podemos destacar:
– Sustentabilidade do sistema agrícola;
– Menor incidência de pragas e doenças;
– Maior facilidade no controle de ervas daninhas;
– Aproveitamento da adubação residual para a cultura em sucessão;
– Diluição dos custos fixos.
Manejo de solo
O sistema de plantio direto é amplamente utilizado no cultivo de nossas lavouras. O objetivo é garantir a sustentabilidade do processo produtivo, pela redução de perdas de solo, água e nutrientes. Sem o revolvimento de solos reduzimos o custo de produção com combustíveis e peças de reposição de máquinas.
Todas as lavouras possuem terraços (técnica agrícola destinada ao controle de erosão hídrica) e a semeadura de áreas com maior declividade é realizada em nível (as linhas de semeadura seguem as linhas dos terraços).
A utilização de plantas de cobertura de solo é fundamental dentro do sistema de produção da SLC Agrícola, além de proteger o solo contra a erosão, incorpora matéria orgânica, atua na adubação verde e na reciclagem de nutrientes.
Crotalária utilizada como cobertura de solo
Algodão cultivado em palhada de milho