Página inicial / Tecnologia e Pesquisa / Agricultura de Precisão

Agricultura de Precisão

Ferramenta para tomada de decisão

O monitoramento das lavouras por meio de ferramentas de agricultura de precisão permite visualizar variações de produtividade das culturas, com o auxílio de mapas gerados na colheita, aliado a informações de solo e outras práticas agrícolas, intervir em locais específicos para corrigir problemas, uniformizar as áreas e aumentar a produtividade média das lavouras.

Benefícios da Agricultura de Precisão:

  • Identificar problemas nas lavouras
  • Manejo racional de insumos
  • Corrigir a fertilidade do solo
  • Aumentar a produtividade
  • Aumento da qualidade dos produtos
  • Redução de custos em situações específicas.

Ciclo de Agricultura de Precisão

Todas as lavouras cultivadas pela SLC Agrícola possuem um banco de dados com todos os manejos realizados ao longo dos anos. Utilizando imagens de satélite e mapas de produtividade de diferentes safras é possível identificar lavouras que possuem variabilidade. São realizadas amostragens para caracterização química, física e biológica do solo, em conjunto com inspeções técnicas de campo. São realizadas recomendações para as aplicações em taxa variável de insumos visando corrigir ou amenizar problemas.

Como trabalhamos

Os mapas de produtividade em conjunto com as imagens de satélite são as informações iniciais para o processo de monitoramento das lavouras. Para definirmos as lavouras prioritárias para utilizarmos a ferramenta de Agricultura de Precisão, verificamos se a produtividade é variável espacial e temporalmente, se a causa da variabilidade pode ser identificada e, se a causa da variabilidade pode ser corrigida.

Áreas prioritárias para a Agricultura de Precisão:

  • Lavouras próprias
  • Áreas heterogêneas
  • Lavouras em rotação com algodão
  • Produtividade abaixo do potencial produtivo.

207 mil ha
com mapas de produtividade
em 2015/16

30 mil ha
Aplicação em taxa variável
em 2015/16

7 testes e inovações
em validação
em 2015/16

Mapas de produtividade

Os mapas de produtividade são a principal informação utilizada pela SLC Agrícola para identificar variabilidade. Utilizando mapas de três safras, chegamos a um diagnóstico preciso dos problemas que devem ser corrigidos.

É possível observar nos mapas zonas homogêneas de alto potencial produtivo, superando na cultura da soja 100 sc ha-1, na cultura do algodão 400@ ha-1 e para o milho 2ª safra, 200 sc ha-1.

Mapa de produtividade da soja, safra 2014/15.

Sensores remotos

A utilização de imagens de satélite e fotografias aéreas possibilita identificar ao longo do ciclo de uma cultura, problemas que podem ser corrigidos. Utilizamos também para a caracterização do histórico de cultivo e manejo de áreas novas na SLC Agrícola.

Monitoramento do solo

Fertilidade do solo

Quando uma lavoura apresenta variabilidade espacial e temporal da produtividade, realizamos a amostragem de solo com grid (1 amostra para cada 2 ou 3 hectares). Esta coleta é realizada com equipamentos instalados em quadriciclos. Com os resultados das análises de solo em mãos, realizamos a interpolação dos dados, utilizando técnicas geoestatísticas, obtendo assim, os mapas de fertilidade do solo.

Constatado o problema, tomamos a decisão de corrigir a fertilidade com aplicação em taxa variável ou em zonas de manejo de calcário, fosfatados e cloreto de potássio. Estas aplicações são realizadas por máquinas que utilizam sinal de satélite para aplicar a dose correta em cada região da lavoura.

Física do solo

Consideramos os resultados de análise granulométrica, argila, silte e areia para realizar o planejamento dos insumos e a recomendação adequada para cada lavoura.

Monitoramos através de sensores de solo possíveis problemas com compactação do solo.

Sensores de condutividade elétrica podem indicar possíveis variações na granulometria, umidade e teores de matéria orgânica e nutrientes no solo.

 

Biologia do solo

Em situações específicas de algumas lavouras é necessário monitorar a ocorrência de nematóides e a população. Utilizando amostragem em grid (georreferenciadas) é possível criar os mapas de nematóides.

Inovações

Futuro da agricultura de precisão

A SLC Agrícola está se preparando para a denominada 3ª revolução verde (BIG Data, Data Science, Farm Future, Fazenda Conectada e Precision Farming), que compreende a coleta de dados geográficos de campo, gestão à vista e a tomada de decisão rápida e precisa. 

Taxa variável de sementes

O objetivo de realizar taxa variável de sementes é maximizar o potencial produtivo de cada área da lavoura. Esta ferramenta pode ser utilizada quando existem variações granulométricas no solo (argila, silte e areia). 6.890 ha planejados para a safra 2016/17.

Projeto Embrapa

Desde 2011 realizamos testes em parceria com a Embrapa Algodão e Embrapa Instrumentação, visando identificar ferramentas de agricultura de precisão apropriadas para a cultura do algodão. Já foram testados índices de vegetação obtidos por imagens de satélites ou fotografias aéreas, câmeras multiespectrais embarcadas em drones e vant’s, condutividade elétrica e produtividade e sua relação com atributos de solo e planta, doses de fósforo e nitrogênio na cultura do algodão.