Joint Ventures
Conheça um pouco mais sobre nossa estrutura de Joint Ventures.
SLC LandCo
A LandCo é uma operação criada pela SLC Agrícola com a estratégia de monetizar parte do ganho imobiliário obtido ao longo de 30 anos de aquisição de terras no Cerrado, visando também levantar capital para dar seguimento ao processo de aquisição de terras com alto potencial de valorização. Em linhas gerais do negócio, a SLC LandCo é responsável pelo desembolso relativo a: aquisição de terras, abertura e limpeza de áreas, aplicação de corretivos (cloreto de potássio, fósforo, calcário) e construção da infraestrutura.
O fundo de private equity inglês Valiance é sócio da SLC LandCo, com participação, atualmente, de 18,8%. Para a formação da empresa, a SLC Agrícola contribuiu com terras e a Valiance, com capital. O capital aportado foi usado para adquirir mais terras. A SLC Agrícola arrenda e opera as terras da SLC LandCo à medida que essas se encontrem prontas para o plantio. As ofertas de terras recebidas pela SLC Agrícola são primeiro submetidas à análise da SLC LandCo. Já foram adquiridos 27.710 hectares, de forma que o total do portfólio da SLC LandCo é atualmente de 86.783 hectares (safra 2021/22), incluindo as três Fazendas inicialmente contribuídas.
SLC Penido / Fazenda Pioneira
Diferentemente da SLC LandCo, essa operação conjunta é voltada apenas para a produção agrícola (sem investimento em terras), o que trouxe à SLC Agrícola uma alternativa de crescimento com baixo investimento e atrativas taxas de retorno.
Linhas Gerais do Negócio:
- O Grupo Soares Penido disponibiliza 20.000 hectares em Querência (MT)
- A Joint Venture opera as terras e paga arrendamento para o Grupo Soares Penido
- Os lucros e o investimento são divididos na proporção de 50% para cada parte
- Período de 15 anos
- SLC Agrícola recebe uma remuneração pela gestão desta operação
- Área Plantada 2021/22: 34.261 ha (15.167 ha / 2ª safra).
SLC - MIT
Assim como no caso da Joint Venture com o Grupo Soares Penido, essa operação conjunta é voltada apenas para a produção agrícola (sem investimento em terras). Trata-se de uma parceria de alto valor estratégico, por ter como sócio um dos maiores grupos empresariais do Japão, a Mitsui&Co.
Linhas gerais do negócio:
- A SLC-MIT arrenda 21.897 hectares em São Desidério (BA) pertencentes à Mitsui & CO Ltda e 13.276 hectares em Porto dos Gaúchos (MT) pertencentes à SLC Agrícola S.A (dados safra 2021/22)
- A Joint Venture opera as terras e paga arrendamentos para a proprietária da terra
- Os lucros e o investimento são divididos proporcionalmente
- Período de 99 anos
- A SLC Agrícola recebe uma remuneração pela gestão desta operação.