Página inicial / Tecnologia e Pesquisa

Tecnologia e Pesquisa

A utilização de tecnologias e de resultados de pesquisas próprios é um diferencial no processo produtivo da SLC Agrícola. A empresa possui áreas de pesquisa em 13 unidades de produção, nas quais são testados e estudados diversos assuntos relacionados às culturas agrícolas, suas peculiaridades e comportamentos em condições locais e regionais. Os dados e informações gerados são importantes para consolidar conhecimentos e aperfeiçoar tecnologias que servem de base para a elaboração e definição do planejamento agrícola e na execução das atividades nas lavouras.

O uso de tecnologias atuais sempre foi uma prática dentro da SLC Agrícola e visa acompanhar a evolução da agricultura e buscar cada vez mais melhorar as práticas agrícolas e o desempenho produtivo das fazendas dento das bases da sustentabilidade. Os avanços tecnológicos requerem, além de novas máquinas, um constante aperfeiçoamento da qualidade técnica das pessoas envolvidas e isso tudo configura um cenário de profissionalização da agricultura brasileira com visão de futuro.


Tecnologia e Pesquisa em números

1.353 ha em 2014/15

As áreas de pesquisa estão distribuídas em 13 unidades de produção da SLC Agrícola. A área física de ensaios conduzidos na safra 2014/15 foi de 1.259 hectares, sendo a área plantada de 1.353 ha, que compreende a safra + 2ª safra num total de 270 ensaios.

36 profissionais envolvidos

São 29 profissionais alocados nas fazendas, entre coordenadores e auxiliares de pesquisa. Na estrutura coorporativa são mais 7 profissionais, entre especialistas, mestres e doutores.

Ensaios de Pesquisa

Os principais ensaios são conduzidos com as culturas da soja, algodão, milho, girassol e trigo e visam avaliar a resposta e o comportamento de genótipos, épocas e densidades de semeadura, plantas de cobertura, manejo integrado de pragas, doenças, nematóides, plantas invasoras, nutrição de plantas, fertilidade e manejo do solo e tecnologias de agricultura de precisão.

 

 

Setor de pesquisa e experimentação agrícola

A pesquisa está inserida no Setor de Planejamento Agrícola da área de Produção. A equipe das fazendas é coordenada nas regiões Centro-Oeste e Nordeste por profissionais sediados na matriz da SLC Agrícola, em Porto Alegre que são responsáveis pelo planejamento, elaboração, acompanhamento das atividades e avaliação dos resultados. O planejamento ocorre de maio a julho onde são definidas as áreas e os assuntos prioritários de modo a atender demandas da área comercial e buscar inovações em tecnologia. Nas fazendas, a execução e condução são realizadas por um coordenador de pesquisa e seus auxiliares e a tabulação, o processamento, análise estatística e geração de relatórios técnicos são realizados por técnicos sediados na Fazenda Pamplona em Cristalina (GO).


Definição de genótipos

Todos os genótipos das principais culturas que são cultivadas nas áreas comerciais são previamente avaliados nos campos experimentais de cada fazenda e região. Delas, são obtidas informações sobre o comportamento, época preferencial de semeadura, densidade populacional, produtividade e qualidade de grãos e fibras de algodão. Nossos estudos também levam em conta a avaliação de genótipos em condições específicas de solo, clima e danos causados por patógenos.

Biotecnologias

Nosso objetivo ao avaliar novas biotecnologias é identificar potencialidades produtivas e estabelecer estratégias para uso racional de defensivos agrícolas dentro de um manejo integrado de pragas e doenças. São desenvolvidos ensaios contratuais com parceiros detentores de biotecnologias que auxiliam toda a cadeia produtiva no lançamento de novos genótipos para o mercado brasileiro, acelerando a busca por melhorias e soluções.

Agricultura de precisão

O monitoramento das lavouras por meio de ferramentas de agricultura de precisão permite visualizar as variações de produtividade das lavouras com o auxílio de mapas gerados na colheita e com isso, aliado a informações de solo e outras práticas agrícolas, intervir em locais específicos para corrigir problemas, uniformizar as áreas e aumentar a produtividade média das lavouras.

Leia Mais

Processos padronizados

A padronização dos processos nas fazendas da SLC Agrícola é um processo chave para garantir a qualidade das operações agrícolas, a segurança dos seus colaboradores, a qualidade dos produtos finais e sustentabilidade e longevidade do sistema de produção.

Boas práticas de produção

A crescente preocupação sobre o futuro da agricultura e da produção de alimentos exige cada vez mais a conscientização dos agricultores para o uso racional dos recursos produtivos. Boas práticas de utilização do solo, da água, dos insumos e do manejo das lavouras tem papel fundamental em garantir a sustentabilidade do sistema produtivo para as gerações futuras.

Manejo de insumos

A evolução do conhecimento e da tecnologia embarcada nas máquinas e insumos utilizados nas lavouras permite elaborar estratégias de utilização cada vez mais assertivas e racionais. Estudos com sementes, manejo de fertilizantes, corretivos e defensivos permitem embasar estratégias próprias para correção de necessidades das lavouras e promoção de condições adequadas para o desenvolvimento das culturas e obtenção de altas produtividades.