SLC Agrícola realiza Encontro da Qualidade 2023, em Brasília (DF)
Lideranças da SLC Agrícola estiveram reunidas nos dias 05, 06 e 07 de dezembro, no Hotel Windsor, em Brasília (DF), para participar do Encontro da Qualidade 2023. O encontro, dividido em três temas – Sementes, Grãos e Algodão – debateu práticas, manejo, tecnologia e outros temas ligados a essas culturas. O Diretor-Presidente, Aurélio Pavinato, participou do encontro, além dos Diretores Álvaro Dilli (RH, Sustentabilidade e TI), Leonardo Celini (Operações) e Gustavo Lunardi (Suprimentos e Produção de Sementes) e de colaboradores das áreas envolvidas. O principal objetivo do encontro é troca de conhecimento entre todos os participantes, com o objetivo principal de debater e aprofundar conceitos e práticas que envolvem a qualidade desses produtos.
Primeiro dia – Sementes
No primeiro dia, a abertura foi feita pelo Diretor-Presidente, Aurélio Pavinato, que destacou a importância do encontro para a companhia. Depois, o Especialista de Planejamento e Orçamento, Jacques Prikladnicki, apresentou o painel “Evolução Histórica dos resultados de sementes de soja e algodão”. Na sequência, ocorreu o painel “Indicadores do setor de sementes e dados de safra”, apresentado pelo Gerente de Produção de Sementes, João Vanin; pelo Coordenador de Produção e Qualidade de Sementes, Eberton Romanini, e pela Coordenadora de Beneficiamento de Sementes, Katia Nicolini. Na sequência, Vanin falou sobre o tema “Análise de portfólio e oportunidades Shift de tecnologia”.
O primeiro palestrante do Encontro da Qualidade de Sementes Alexandre Gazolla, abordou o tema “Estratégias para a melhoria da qualidade de sementes”. Gazolla é Engenheiro Agrônomo com Mestrado e Doutorado em Ciência e Tecnologia de Sementes pela Universidade Federal de Pelotas e pela Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel.
Ainda pela manhã, os grupos de participantes foram divididos em vários times, para análise de dois cases sobre “Melhoria da Qualidade da Soja”: “Ponto de Colheita” e “Análise de Danos Mecânicos no Campo”. À tarde, Eberton Romanini convidou os representantes de cada grupo a relatarem como foi a análise dos cases e a definição dos planos de ações.
Depois, João Vanin e o Coordenador de Produção de Sementes, João Victor, apresentaram o painel “Sementes de algodão: números e indicadores do setor”.
O segundo palestrante do dia foi Paulo Afonso Watanabe, que falou sobre “Qualidade de sementes de algodão: evolução do setor”. Paulo Afonso é Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Estadual de Santa Catarina e atua na TMG (Tropical Melhoramento & Genética) há mais de 15 anos.
Mais tarde, o Gerente de Sustentabilidade, Tiago Agne, fez a apresentação do painel “ISO 9001 em sementes de algodão”.
Outro momento de reunião de grupos ocorreu quando foram analisados dois cases sobre “Melhoria da qualidade do algodão”: “Momento da Colheita” e “Variedades e Produção de Sementes (diferenças e qualidade)”. Depois, foi apresentado o painel “Qualidade de Sementes de Algodão 2023”.
A parte mais aguardada do dia foi a entrega das premiações sobre Qualidade de Sementes. A Fazenda Panorama (BA) foi a Campeã em Qualidade de Sementes de Soja da Safra 22-23, e a Fazenda Palmares (BA) deteve duas premiações, sendo a Campeã em Qualidade de Sementes de Algodão da Safra 22-23 e também premiada pela Carga 100/100 na soja, premio este devido ao fornecimento de uma carga de sementes com 100% de vigor e 100% de germinação.
Ao final, o Diretor de Suprimentos e Produção de Sementes, Gustavo Lunardi, fez uma síntese da pauta e o encerramento do evento.
Segundo dia – Grãos
No segundo dia do evento, o tema foi “Grãos”. A abertura foi feita pelo Diretor de Operações, Leonardo Celini. Depois, o Gerente Agroindustrial, Gustavo Arrial chamou os Coordenadores Regionais de Armazém, Marcos Santos, Guilherme Silva e Jarbas Lira, para falar sobre o tema “Qualidade de Grãos Safra 22/23”.
Ainda pela manhã, os participantes foram divididos em grupos para debater o tema “O caminho do grão perfeito”, com a discussão de cases. No início da tarde, os representantes de cada equipe apresentaram seus planos de ações para o que havia sido proposto.
O palestrante do dia foi o Engenheiro Agrônomo Sinibaldo Júnior, que abordou o tema “Qualidade de grãos e seus reflexos na comercialização”. Sinibaldo é Especialista e Classificador de Produtos de Origem Vegetal, além de Auditor e Consultor Técnico em Certificação de Unidade Armazenadora em Ambiente Natural (UAAAN) e Instrutor na Formação de Classificadores Oficiais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
Na sequência, o Gerente de Vendas, Bruno Carvalho, fez a apresentação do painel “Panorama Geral de Vendas”.
No final do dia, ocorreu a premiação da Melhor Unidade de Beneficiamento de Grãos, e a vencedora foi a Fazenda Pantanal (MS).
O encerramento do segundo dia ocorreu com a fala do Diretor Leonardo Celini.
Terceiro dia – Algodão
No terceiro dia, o tema do Encontro da Qualidade 2023 foi “Algodão”. A abertura foi feita pelo Diretor de Operações, Leonardo Celini. Depois, o Gerente Agroindustrial, Gustavo Arrial, convidou os Coordenadores Regionais de Algodoeira – Edmilson Santos, Carlos Erich, José Valmir de Souza e Divino Gonsalves – para o painel “Qualidade do Algodão Safra 22/23”.
Ainda na parte da manhã, foram formados novos grupos de trabalho, para debater “melhorias e planos de ação”, com a coordenação do Gerente Agroindustrial, Gustavo Arrial. Após as discussões internas, os representantes de cada grupo foram chamados a apresentar seus planos de ações.
Na sequência, ocorreu a palestra do Gerente de Unidade de Negócios de Algodão da TAMA, Bruno Franco. Ele falou sobre o tema “Contaminação por plástico: como evitar?”.
Na parte da tarde, os representantes das equipes de Vendas, Take Up, Logística e Exportação, Bruno Carvalho, Edson Lima, Ilson Duarte, Vanessa Piorezan, Tiago Sanches e Harlen Mota, fizeram a apresentação do painel “Da Fazenda ao Cliente: Take Up, Logística e Vendas”.
No final do dia, ocorreram as premiações. A Fazenda com a Melhor Qualidade no Manejo do Algodão foi a Palmeira (MA). Depois, foi entregue o prêmio de Melhor Unidade de Beneficiamento de Algodão (UBA), ou Melhor Algodoeira. A vencedora foi a Fazenda Pamplona (GO).
O Diretor Leonardo Celini fez o encerramento do dia e convidou o Diretor-Presidente, Aurélio Pavinato, para fazer o fechamento do Encontro da Qualidade 2023.
Mais Notícias de "Agricultura"
- Farm Day 2024 reúne Diretoria, acionistas e analistas na Fazenda Pamplona
- Somos destaque no Prêmio Melhores do ESG
- Avanço no ISE B3 reforça nosso compromisso com a sustentabilidade
Veja Também
- Lideranças da SLC Agrícola participam do 14º Congresso Brasileiro do Algodão
- Recebemos o Selo Ouro do GHG Protocol
- Máquina 1000 da SLC Agrícola: passado recuperado e vivo no presente
- Somos destaque no Prêmio Exportação RS
- Ampliamos nossas áreas de produção
Últimas notícias
- Lideranças da SLC Agrícola participam do 14º Congresso Brasileiro do Algodão
- Recebemos o Selo Ouro do GHG Protocol
- Máquina 1000 da SLC Agrícola: passado recuperado e vivo no presente
- Somos destaque no Prêmio Exportação RS
- Ampliamos nossas áreas de produção
- Somos destaque no ranking da revista Institutional Investor