O futuro será da agricultura certificada
A preocupação da SLC Agrícola com práticas sustentáveis, não é assunto novo. Há mais de oito anos a Empresa possui um Sistema de Gestão Integrado (SGI) que engloba o cumprimento das normas internacionais ISO 14.001, OHSAS 18.001 e a norma brasileira NBR 16.001. O SGI, dentro de suas atividades, aborda questões que vão além do cumprimento legal, com foco nos aspectos relacionados ao Meio Ambiente, Segurança, Saúde Ocupacional e Responsabilidade Social.
Práticas ligadas a este sistema de gestão estão sendo cumpridas pelos colaboradores, fornecedores e prestadores de serviços que atuam nas nossas Unidades certificadas melhorando continuando nossos processos produtivos, reduzindo custos operacionais, destinando resíduos de forma correta, atendendo as comunidades no entorno das Unidades, obtendo licenças para operar e respeitando nossas Reservas Nativas Legais e áreas protegidas permanentemente. O projeto é estender a implantação deste sistema para as demais unidades produtivas da Empresa, concluindo o processo de implantação em 10 unidades até o final de 2020. Em 2012, a Fazenda Planalto tornou-se a primeira empresa do ramo agrícola a obter simultaneamente certificação nas normas ISO 14.001, OHSAS 18.001 e na norma brasileira NBR 16.001.
A produção sustentável da Empresa pode também ser evidenciada pelas certificações voluntárias existentes para a produção agrícola, dentre as quais podemos destacar as certificações da soja (RTRS e CRS), do algodão (BCI e ABR) e a Certificação Internacional em Sustentabilidade e Carbono (ISCC). Atualmente, 10 fazendas possuem certificações dessa natureza. Na safra 2014/15 arrecadamos em torno R$ 3 milhões com a comercialização de créditos ligados à produção sustentável de soja.
A RTRS (Round Table on Responsible Soy) é uma organização global de múltiplos stakeholders com o objetivo de promover o crescimento e o uso da soja responsável. A soja com certificação RTRS pode ser vendida ou adquirida em um dos dois formatos: material físico ou na forma de créditos. Segundo o Jornal Valor Econômico, em 2015 foram comercializados 2,1 milhões de toneladas de soja com selo RTRS, 70% mais que em 2014. O Brasil representou metade deste mercado. Ou seja, os produtores brasileiros lucraram graças ao selo que visa uma produção ambientalmente correta, socialmente adequada e economicamente viável. Na SLC Agrícola a área total de terras certificadas por esta organização é atualmente de 193.521,91 hectares.
As certificações, além de atenderem as exigências legais, ajudam a atingir mercados mais exigentes de soja e algodão, reduzem os riscos sociais, ambientais e econômicos e permitem acesso a créditos rurais com taxas mais favoráveis ao financiamento das safras. Em todas elas as boas práticas agrícolas de produção de commodities são colocadas em prática, trazendo imensa contribuição ao meio ambiente.
Neste sentido as certificações pagam os custos de implantação e colocam a SLC Agricola como pioneira no mercado futuro da agricultura certificada e sustentável. As certificações reforçam o compromisso da SLC Agrícola com os valores que estão presentes no nosso Sonho Grande: “Impactar positivamente gerações futuras, sendo líder mundial em eficiência no negócio agrícola e respeito ao planeta”.
Evento de Certificação na Fazenda Pamplona (GO)
Mais Notícias de "Responsabilidade Social"
- Histórias de sucesso da Educação Inclusiva viram websérie
- Pacto para Proteção das Cabeceiras do Pantanal completa dois anos
- SLC Agrícola vence o Prêmio Exportação RS 2020
Veja Também
- SLC Agrícola e IPAM assinam contrato de compensação financeira pela conservação de 1,3 mil hectares em Mato Grosso
- Relatório Integrado 2021 destaca investimentos e ações da SLC Agrícola para reduzir emissões e proteger a biodiversidade
- Quantidade de empresas na carteira ISE B3 aumenta para 46
- SLC Agrícola lança campanha para incentivar doações ao Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul
- Instituto SLC realiza doações para associações de mais de 30 municípios de sete Estados
Últimas notícias
- Força dos fundamentos da soja assegura valor no mercado
- Milho brasileiro pode ser alternativa no mercado mundial
- Aumento na área de algodão é refletida na safra
- Mato Grosso lidera colheita acelerada da safrinha do milho
- Comercialização da soja permanece promissora
- Subprodutos do algodão mantém tendência de alta em MT