Experiência 5G na Fazenda da SLC Agrícola é destaque na Folha de São Paulo
Mais uma vez a inovação da SLC Agrícola foi destaque na mídia nacional. Na última semana a experiência do uso da tecnologia 5G na Fazenda Pamplona uma das propriedades da SLC Agrícola, na cidade de Cristalina (GO), foi destaque em matéria especial do jornal Folha de SP. Na publicação, João Aranda, gerente de Infraestrutura, Governança e Serviços de TI da SLC, explica que a tecnologia em uso na Fazenda Pamplona ainda ocorre em caráter experimental, mas que a intenção é realizar monitoramento por robôs, com automação do plantio e da colheita.
Para o projeto piloto, a Claro e a Embratel se uniram à SLC Agrícola para focar no desenvolvimento de casos de uso com 5G Standalone para atender às necessidades específicas dos produtores rurais. A ideia é usar a operação da SLC como base para a formatação de produtos e serviços que serão criados em conjunto pelas equipes de inovação das empresas envolvidas, explorando todo o potencial que o 5G traz para o negócio.
O projeto prevê a integração de novos sensores e drones ao maquinário para ampliar a capacidade analítica a respeito da produção. Para isso, a Claro e a Embratel, utilizando rede de acesso e núcleo móvel 5G Standalone da Huawei, iluminaram a Fazenda Pamplona, com uma rede 5G Standalone (SA) que opera na faixa de 3,5GHz, com 100 MHZ de largura de banda. A rede 5G implementada utiliza licença experimental cedida pela Anatel.
A união de esforços deve gerar vários frutos para o setor. O primeiro deles será a utilização do 5G Standalone (SA) para a transmissão instantânea de centenas de imagens em alta resolução, que poderão ser coletadas em campo e processadas em tempo recorde para que os produtores possam reagir rapidamente no combate a pragas, por exemplo.
A integração de novos sensores e drones ao maquinário de alta tecnologia, já empregado hoje, amplia as oportunidades para aumentar a produtividade e trabalhar em condições mais sustentáveis, poupando recursos naturais, como energia e água, e permitindo um uso mais estratégico e em menor volume de defensivos agrícolas, um dos principais objetivos do produtor.
Juntas, as empresas esperam que o projeto piloto na Fazenda Pamplona demonstre a viabilidade de tecnologias voltadas a automação e robótica, além do uso de imagens em alta resolução na agroindústria. “Nossa expectativa é de que as vantagens da baixa latência e o processamento em tempo real do 5G permitam o uso de algoritmos em nuvem e inteligência artificial, trazendo ganhos de eficiência operacional e produtividade em nossas fazendas”, afirma João Aranda.
Mais Notícias de "Agricultura"
- Eduardo Logemann entre as personalidades mais influentes da América Latina
- Lideranças da SLC Agrícola participam do 14º Congresso Brasileiro do Algodão
- Recebemos o Selo Ouro do GHG Protocol
Veja Também
- Estamos no ranking Elite InfoMoney 2024
- Estamos entre as melhores empresas do agro no ranking Forbes Agro100
- Conquistamos o Prêmio Melhores do Agronegócio da Globo Rural!
- Innovation Day reforça avanços na área de Inovação
- Fazenda Pamplona (GO) bate recorde de produtividade de pluma de algodão na safra 23/24
Últimas notícias
- Estamos no ranking Elite InfoMoney 2024
- Estamos entre as melhores empresas do agro no ranking Forbes Agro100
- Conquistamos o Prêmio Melhores do Agronegócio da Globo Rural!
- Innovation Day reforça avanços na área de Inovação
- Estamos entre as 10 Melhores Empresas para Trabalhar no RS
- Fazenda Pamplona (GO) bate recorde de produtividade de pluma de algodão na safra 23/24