Embrapa Cerrados apresenta resultado de estudo que reduz plantas daninhas na soja
Um estudo da Embrapa Cerrados (DF) mostrou que o plantio consorciado de grãos com gramíneas forrageiras é capaz de reduzir a incidência de plantas daninhas no cultivo da soja. Após duas safras com os sistemas, foi possível observar diminuição de até 87% do peso seco dessas espécies invasoras. Paralelamente, a técnica resultou em ganhos de 8% de produtividade média da oleaginosa. Esses resultados indicam que as gramíneas forrageiras, além de atuarem como plantas de cobertura do solo, podem ser inseridas em sistemas consorciados ou em sucessão como uma das estratégias para intensificação sustentável do sistema agrícola.
De acordo com levantamento realizado pela Embrapa Soja (PR) nas principais regiões produtoras do país, os custos de produção em lavouras dessa oleaginosa com plantas daninhas resistentes a herbicidas como o glifosato podem subir até 222%, não somente pelo aumento de gastos com esses produtos, mas também pela perda de produtividade.
A pesquisa avaliou o plantio do sorgo granífero consorciado com as espécies forrageiras braquiária ruziziensis (Urochloa ruziziensis) e o capim-marandu (U. brizantha) no cultivo de segunda safra da soja cultivada em sucessão no verão. O objetivo foi observar como a dinâmica de plantas daninhas no campo é influenciada pelo cultivo de sorgo na safrinha em dois espaçamentos entre linhas (0,5 m e 0,7 m) consorciado com as duas gramíneas e nos cultivos solteiros das três espécies. Uma área cultivada com soja e deixada em pousio no restante do ano também foi avaliada.
O experimento foi conduzido durante dois anos consecutivos, e as avaliações realizadas durante o ciclo do sorgo na safrinha e na soja em sucessão. Os pesquisadores analisaram ainda a população e a matéria seca e o banco de sementes de plantas daninhas no solo durante os dois anos agrícolas. A pesquisa foi realizada no âmbito do projeto “Avaliação de espécies forrageiras perenes e culturas anuais em consórcio no sistema integração lavoura-pecuária para condições de Cerrado”. Os resultados foram divulgados nos periódicos Scientia Agricola e Pesquisa Agropecuária Brasileira (PAB) e em uma circular técnica.
Mais Notícias de "Agricultura"
- SLC Agrícola fortalece compromisso com a inovação no South Summit Brazil 2025
- Recorde de algodão faturado é destaque nos resultados de 2024
- Eduardo Logemann é homenageado na Expodireto 2025
Veja Também
- SLC Agrícola participa da Conferência Mundial do IFAMA
- “SLC Day” apresenta nova marca para colaboradores da SLC
- SAP 2025 na Fazenda Paladino reforça práticas sustentáveis
- SLC Agrícola tem lucro líquido de R$ 510,7 milhões no 1T25
- Pelo terceiro ano consecutivo, estamos no índice ISE B3
Últimas notícias
- Destaque no Prêmio Melhores do ESG
- SLC Agrícola participa da Conferência Mundial do IFAMA
- “SLC Day” apresenta nova marca para colaboradores da SLC
- Reconhecimento pela nossa boa prática em Economia Circular
- SAP 2025 na Fazenda Paladino reforça práticas sustentáveis
- Conquistamos quatro prêmios no evento Innoweeks 2025, promovido pela SAP