19º Dia do Algodão antecipa as tendências e tecnologias para o cotonicultor em Goiás
Após dois anos de restrições devido à pandemia de Covid-19, os campos experimentais do Instituto Goiano de Agricultura, em Montividiu, em Goiás, foram palco da retomada presencial do Dia do Algodão, marcando a 19ª edição do evento em 15 de julho último. O encontro contou com mais 270 inscritos, entre produtores rurais, pesquisadores, técnicos, acadêmicos e representantes de empresas do agro. Nas apresentações e painéis do circuito técnico, foi possível atualizar a todos sobre as novidades pesquisas em quatro estações, uma das quais contou com a participação do coordenador corporativo de qualidade da SLC, Edmilson Souza Santos.
Com o tema “Qualidade e Inovação: Rumo à Rentabilidade da Cotonicultura”, o encontro ofereceu troca de experiência e informações sobre o que há de mais inovador em termos de pesquisa, conhecimentos e técnicas a serem incorporadas nas lavouras, em quatro estações temáticas completas.
A Estação 1 tratou do desempenho de cultivares de algodão, com a apresentação do engenheiro agrônomo e consultor do IGA, Wanderley Oishi. Um caso de sucesso também foi apresentado pelo produtor e vice-presidente da Agopa, Haroldo da Cunha.
Na Estação 2 o foco foi a influência de fatores e práticas de manejo na qualidade de fibra do algodão, e colocou lado a lado o professor da Unifaahf–Bahia, Ricardo Andrade, e o pesquisador da Embrapa Algodão João Paulo Saraiva Moraes.
O painel contou ainda com a participação do gerente do Laboratório da Agopa, Rhudson Assolari, e o vídeo do coordenador corporativo de qualidade da SLC Agrícola, Edmilson Souza Santos, abordando o controle do tamanho das plantas, janela de plantio, controle de umidade durante a colheita e outros fatores que podem afetar a qualidade da pluma.
Em seguida, os participantes conferiram a estação sobre uso de biológicos no manejo de pragas e doenças. O debate ficou por conta do Fitopatologista da Embrapa Algodão, Fabiano Perina, e do pesquisador do IGA Robério Neves.
A última estação técnica tratou do manejo de herbicidas no sistema soja-algodão, com a fala do pesquisador em controle de plantas daninhas da UniRV, Guilherme Braz, e o pesquisador da Embrapa Soja, Fernando Adegas.
Feira de exposições
A tradicional feira de exposições do Dia do Algodão também voltou e as empresas patrocinadoras e parceiros como o movimento Sou de Algodão e Algodão Brasileiro Responsável (ABR) marcaram presença. É na feira que os participantes podem conferir o que cada empresa oferta para a lavoura, os projetos de sustentabilidade e qualidade que o Brasil apresenta aos consumidores e mercados mundiais de pluma
Mais Notícias de "Agricultura"
- Eduardo Logemann entre as personalidades mais influentes da América Latina
- Lideranças da SLC Agrícola participam do 14º Congresso Brasileiro do Algodão
- Recebemos o Selo Ouro do GHG Protocol
Veja Também
- Estamos no ranking Elite InfoMoney 2024
- Estamos entre as melhores empresas do agro no ranking Forbes Agro100
- Conquistamos o Prêmio Melhores do Agronegócio da Globo Rural!
- Innovation Day reforça avanços na área de Inovação
- Fazenda Pamplona (GO) bate recorde de produtividade de pluma de algodão na safra 23/24
Últimas notícias
- Estamos no ranking Elite InfoMoney 2024
- Estamos entre as melhores empresas do agro no ranking Forbes Agro100
- Conquistamos o Prêmio Melhores do Agronegócio da Globo Rural!
- Innovation Day reforça avanços na área de Inovação
- Estamos entre as 10 Melhores Empresas para Trabalhar no RS
- Fazenda Pamplona (GO) bate recorde de produtividade de pluma de algodão na safra 23/24