Destaques 2020

Na safra 2020/2021 atingimos um novo recorde de área plantada, com 468,1 mil hectares (aumento de 4,6% na comparação com a safra anterior).

8 fazendas com lavouras conectadas à internet
78 mil hectares com aplicação seletiva de defensivos
Expansão das atividades da SLC Sementes e Integração Lavoura-Pecuária

Sustentabilidade na SLC Agrícola

Nossa estratégia

A tecnologia e a digitalização despontam como fatores determinantes para impulsionar o crescimento da companhia no agronegócio. O investimento em soluções inovadoras, apoiadas na conectividade dos equipamentos e das lavouras, acelera o aumento da produtividade e o uso cada vez mais sustentável dos recursos naturais.

Cescimento
Asset Light

0

%


do plantio realizado em áreas arrendadas e de joint-ventures.
Nosso modelo de negócio proporciona o crescimento da área cultivada por meio de arrendamentos e da formação de joint-ventures, além da manutenção das atividades em fazendas próprias.
Eficiência em relação à média

0


MIL HECTARES DE LAVOURAS CONECTADOS NA INTERNET
A utilização de novas tecnologias e soluções digitais, a priorização de áreas maduras (com mais de três anos de plantio) e a diversificação geográfica das fazendas.
Solidez
financeira

0

%


DE CRESCIMENTO NO LUCRO LÍQUIDO NA COMPARAÇÃO ANUAL
Os maiores preços de faturamento na venda de soja e milho e o maior volume de algodão faturado proporcionaram uma evolução dos indicadores financeiros em 2020.
Protagonismo
ESG

0


eixos prioritários organizam os projetos em sustentabilidade
Mudanças Climáticas e Solo, Água e Biodiversidade e Relacionamento com Stakeholders são os pilares que sustentam as iniciativas e investimentos para a evolução
Mudanças climáticas e solo
O posicionamento estratégico e a diversificação geográfica das nossas unidades, distribuídas nas regiões Centro-Oeste e Nordeste, criam um portfólio de terras resiliente às variações de clima, assegurando a alta produtividade ao longo das safras. Para sermos ainda mais eficientes, realizamos o plantio direto, que amplia a capacidade de absorção do carbono pelo solo em relação ao modelo tradicional. Em 2020, fortalecemos o modelo de integração lavoura-pecuária, ampliando ainda mais o potencial produtivo de nossas terras. Assista ao vídeo para saber mais sobre nossa forma de atuação.
A agricultura digital, possibilitada pelo avanço da cobertura de internet nas fazendas, permite utilizar aplicativos para monitorar em tempo real as condições das lavouras. Sensores de telemetria indicam as condições de funcionamento de máquinas e equipamentos. E a inteligência artificial otimiza o uso de insumos e o beneficiamento da produção.
Em 2020, concluímos a elaboração do plano decenal de redução das nossas emissões de gases de efeito estufa. Nossa meta é, até 2030, diminuir em 25% a quantidade de GEE emitida por meio do investimento em novas tecnologias no campo e na indústria.

Sustentabilidade na SLC Agrícola – Água, esgoto, efluentes e resíduos

Água e biodiversidade
Atualmente, 99% das áreas que cultivamos não utilizam sistemas de irrigação. Nessas lavouras, as chuvas periódicas são suficientes para garantir a quantidade de água e umidade do solo necessários para o desenvolvimento das culturas. Nas Fazendas Pamplona (Goiás) e Palmares (Bahia), onde o cultivo é irrigado, adotamos o Icrop, que monitora continuamente a demanda específica de água do solo para as próximas 24 a 48 horas. Em 2020, o volume total captado foi de 26,3 milhões de m³, estável em relação a 2019.
As fazendas seguem todos os procedimentos e protocolos estabelecidos em nosso Sistema de Gestão Integrado para gerenciar a destinação dos resíduos sólidos, com o objetivo de impedir a contaminação do solo e outros impactos ambientais. Nas fazendas, todos os materiais são armazenados em Centrais Temporárias de Resíduos, separando os perigosos dos não perigosos. Periodicamente, uma empresa especializada contratada retira os resíduos nas unidades e promove sua destinação adequada.
Um total de 97,4 mil hectares de nossas fazendas é destinado à preservação de matas naturais e da biodiversidade. Esse total corresponde à quantidade de Reservas Legais e Áreas de Preservação Permanente (APPs) que mantemos, seguindo as determinações da legislação ambiental brasileira. Além disso, mantemos viveiros de mudas em oito fazendas, que fornecem mudas às comunidades locais (como prefeituras, ONGs e instituições de ensino), predominantemente de espécies nativas do Cerrado.

Sustentabilidade na SLC Agrícola – Biodiversidade

Relacionamento com stakeholders
O Sistema de Gestão Integrado (SGI), certificado de acordo com a nova norma ISO 45001, estabelece os procedimentos e protocolos para evitar o risco de acidentes, executar planos de melhoria contínua e promover a saúde e a qualidade de vida. A gestão de SSO (Saúde e Segurança Ocupacional) foi digitalizada em 2020, com a implementação da plataforma SE Suite, que permite acompanhar e gerenciar as principais rotinas on-line e em tempo real, com dados disponibilizados para todos os gestores.
Nossa forma de atuação foi potencializada em 2020 com a criação do Instituto SLC, constituído como uma entidade sem fins lucrativos focada no desenvolvimento das pessoas e das comunidades apoiando a educação como vetor de transformação social e de geração de oportunidades. No ano passado, sua atuação esteve direcionada para a cooperação no combate à pandemia do coronavírus, com doações que totalizaram R$ 1,6 milhão.
Os fornecedores são um elo estratégico para alcançarmos o máximo de eficiência e produtividade em nosso negócio. Praticamos a transparência e o equilíbrio na relação comercial e contratual com todos os fornecedores, orientados pela nossa Política de Suprimentos. Na mesma medida, exigimos a adoção de condutas alinhadas aos nossos valores, o cumprimento da legislação e o pleno respeito aos direitos humanos. Nosso Canal de Ética está aberto também para o recebimento de comunicações sobre comportamentos e atitudes inadequadas de nossos parceiros comerciais.

Sustentabilidade na SLC Agrícola – Saúde do Solo