Gerente de Produção de Sementes da SLC Agrícola é convidado do programa Planeta Campo, do Canal Rural
O Gerente de Produção de Sementes da SLC Agrícola, João Vanin, foi um dos entrevistados no programa Planeta Campo, exibido no Canal Rural, na matéria que abordou como as novas tecnologias de melhoramento genético em sementes podem contribuir para reduzir os efeitos do aquecimento global e das mudanças climáticas na lavoura.
Vanin abordou os focos iniciais dos estudos de melhoramento genético em sementes, como produtividade e resistência a doenças e pragas. “A seca virou um ponto focal no setor de pesquisa e desenvolvimento, buscando reduzir ao máximo os déficits hídricos detectados nas lavouras. O cenário atual mostra cultivares adaptados a cada região. E o papel do produtor é trabalhar em conjunto com as áreas de pesquisa para identificar com sucesso quais as necessidades do seu solo e a semente a ser cultivada”, explicou.
A soja HB4 foi utilizada como exemplo para falar sobre a transgenia ligada à genética, cujo objetivo é aumentar os índices de adaptabilidade de cada cultivar, para que percebam melhor o ambiente, regulando o consumo interno de água e aumentando a janela de tempo do processo de murcha em períodos de seca. “Apesar dos avanços tecnológicos alcançados no campo, não existem ’milagres’ em períodos extensos de estiagem nas lavouras”, ressaltou Vanin. A entrevista, realizada pelo jornalista Pablo Valler, está disponível na página do Canal Rural no YouTube.
Mais Notícias de "Agricultura"
- Máquina 1.000 da SLC participa simbolicamente da colheita de soja na Fazenda Pamplona
- Estamos no ranking Elite InfoMoney 2024
- Estamos entre as melhores empresas do agro no ranking Forbes Agro100
Veja Também
- SLC Agrícola fortalece compromisso com a inovação no South Summit Brazil 2025
- Recorde de algodão faturado é destaque nos resultados de 2024
- Eduardo Logemann é homenageado na Expodireto 2025
- SLC Agrícola anuncia compra da empresa Sierentz e aumento da área plantada
- SLC Agrícola é vencedora do Prêmio Qualidade 2024 da APIMEC Brasil
Últimas notícias
- SLC Agrícola é uma das parceiras do programa Carbono Xingu
- Encontro da Pecuária reúne lideranças e especialistas em Mato Grosso do Sul
- SLC Agrícola fortalece compromisso com a inovação no South Summit Brazil 2025
- Avançamos em Segurança Hídrica e Florestas no CDP
- Relatório Integrado 2024 destaca avanços em um ano de muitos desafios
- Recorde de algodão faturado é destaque nos resultados de 2024