Página inicial / Infraestrutura

Fazenda Parnaíba

Conheça mais sobre esta Fazenda

A Fazenda Parnaíba (Lat. 08°30’54,837″ S e Long. 46°04’37,646″ W), é localizada em Tasso Fragoso (MA). Sua área plantada na safra 2019/20 foi de 37.750 hectares. 

Onde estamos

Saiba como chegar à Fazenda Parnaíba

Saindo do centro de Balsas (MA) pela rodovia BR-330 após aproximadamente 120 km converter à direita na estrada vacinal de terra. Seguir mais 21 km até os limites da Fazenda. A sede encontra-se a 10 km.

Estrada MA 006, Km 120 s/n. Zona Rural. Serra do Penitente. Tasso Fragoso (MA). CEP 65.820-000

 



Vista Aérea da Fazenda Parnaíba


Histórico, projetos e pesquisa

Histórico

A Fazenda Parnaíba iniciou nos anos 80 em um galpão, onde atualmente funciona a algodoeira. Em 1994, plantou algodão como experimento, que foi colhido à mão. Em 2000, começou com uma lavoura de 50 ha. Hoje, a Fazenda possui três sedes, uma Unidade de Beneficiamento de Algodão e uma Unidade de Beneficiamento de Grãos. A Unidade está sediada no município de Tasso Fragoso (MA).

Projetos Sociais

Voluntários da Fazenda Parnaíba (MA) iniciaram um projeto de incentivo à leitura e escrita na Escola Ana Alves de Araújo Morais, localizada na comunidade Paraíso, município de em Tasso Fragoso (MA). O objetivo é motivar e incentivar os alunos a buscar o hábito da leitura e consequentemente melhorar a escrita. O projeto abrange um concurso de redação e desenho além de palestras semanais.

Pesquisa

A Fazenda Parnaíba dispõe de uma área de aproximadamente 130 ha destinados a ensaios de campo onde são avaliados o comportamento e a resposta das culturas agrícolas a tratos culturais, além de ensaios fitotécnicos avaliando adaptabilidade e estabilidade de genótipos, têm sido realizados estudos de nutrição, controle de pragas, doenças e plantas daninhas.