Quem somos

A SLC Agrícola, fundada em 1977 pelo Grupo SLC, é uma empresa produtora de commodities agrícolas, focada na produção de algodão, soja e milho. Foi uma das primeiras empresas do setor a ter ações negociadas em Bolsa de Valores no mundo, tornando-se uma referência no seu segmento. São 14 unidades de produção estrategicamente localizadas em 6 estados brasileiros que totalizaram 395.141 hectares no ano-safra 2016/17 – sendo 230.142 de soja, 87.520 de algodão, 72.717 de milho e 4.762 de outras culturas, tais como trigo, milho 1ª safra, milho semente e cana-de-açúcar.

 

O modelo de negócio é baseado em um sistema de produção moderno, com alta escala, padronização das unidades de produção, tecnologia de ponta, controle rigoroso dos custos e responsabilidade socioambiental.

 

Ao longo de sua história, a SLC Agrícola desenvolveu uma sólida expertise na prospecção e aquisição de terras em novas fronteiras agrícolas. O processo de aquisição de terras com alto potencial produtivo também visa capturar a valorização imobiliária que as terras agricultáveis no Brasil proporcionam em função das vantagens comparativas em relação aos principais produtores agrícolas do mundo, tais como Estados Unidos, China, Índia e Argentina.

Sonho Grande e Valores

“Impactar positivamente gerações futuras, sendo líder mundial em eficiência no negócio agrícola e respeito ao planeta.”

  • Clientes: satisfazer os clientes é garantir a continuidade do nosso negócio
  • Qualidade: a qualidade deve ser percebida em todas as nossas ações
  • Gestão: administração empreendedora, inovadora e participativa voltada ao lucro e ao crescimento
  • Tecnologia: a tecnologia é nosso diferencial competitivo
  • Relações: desenvolver relações duradouras com nossos funcionários, clientes, acionistas e fornecedores, alicerçadas na ética e transparência
  • Capital Humano: proporcionar meios de capacitação e retenção dos melhores profissionais, através de políticas competitivas em remuneração, benefícios e desenvolvimento, buscando desempenhos superiores e realização humana
  • Sustentabilidade: promover o equilíbrio entre os aspectos econômico, social e ambiental.

Modelo de Negócio

A Empresa optou por um modelo de negócio híbrido, que pode ser subdividido em três abordagens básicas, listadas abaixo. Pretendemos continuar ampliando o negócio nessas três frentes, de forma a aproveitar as sinergias existentes entre elas, orientados por uma cultura de melhoria contínua da nossa operação.

Operação agrícola em terras desenvolvidas próprias

Esse modelo representa a maior parte das terras em operação da Empresa. Foi o modelo original de negócios, obtido através de décadas de aquisições de terras na região do Cerrado. A maioria das terras foi adquirida em estado bruto ou parcialmente desenvolvido e, ao longo dos anos, com a melhoria do solo e da produção agrícola sustentável, pudemos agregar grande valor a esses ativos.

Operação agrícola em terras arrendadas (e Joint Ventures)

Ao longo do tempo, a SLC Agrícola visualizou a oportunidade de maximizar a utilização de sua capacidade instalada através de contratos de arrendamento com proprietários vizinhos ou próximos às Fazendas da Empresa. São feitos contratos com período médio de 7-8 anos, pagos de forma indexada ao preço do saco de soja em reais.

Aquisição de terras brutas para transformação e venda

A terceira abordagem de negócio da SLC Agrícola está materializada atualmente na subsidiária SLC LandCo, que foi criada em 2012 em parceria com o fundo de private equity inglês Valiance. Trata-se do “braço imobiliário” da Empresa, cujo objetivo é ser mais ativo no processo de aquisição, transformação e venda de terras.

Grupo SLC

O Grupo SLC nasceu em 1945 no município gaúcho de Horizontina (RS), como uma pequena oficina que fazia a manutenção das ferramentas dos agricultores da região. Hoje, é um dos maiores grupos empresariais do Brasil, atuando fortemente nos segmentos de agronegócio, indústria de alimentos, comércio de máquinas agrícolas e distribuição de suprimentos industriais, através das empresas SLC Agrícola, SLC Alimentos, SLC Comercial e Ferramentas Gerais. Está presente em mais de 40 localidades de 16 estados brasileiros e no Distrito Federal, emprega mais de 5 mil funcionários em todo o país e tem um faturamento anual próximo a R$ 3 bilhões.

A SLC Agrícola e suas Joint Ventures

SLC LandCo

A LandCo é uma operação criada pela SLC Agrícola com a estratégia de monetizar parte do ganho imobiliário obtido ao longo de 30 anos de aquisição de terras no Cerrado. O fundo de private equity inglês Valiance é sócio da SLC LandCo, com participação, atualmente, de 18,8%.

SLC - Roncador / Fazenda Pioneira

Diferentemente da SLC LandCo, essa operação conjunta é voltada apenas para a produção agrícola (sem investimento em terras), o que trouxe à SLC Agrícola uma alternativa de crescimento com baixo investimento e atrativas taxas de retorno.

SLC - MIT

Assim como no caso da Joint Venture com o Grupo Dois Vales, essa operação conjunta é voltada apenas para a produção agrícola (sem investimento em terras). Trata-se de uma parceria de alto valor estratégico, por ter como sócio um dos maiores grupos empresariais do Japão.

Linha do Tempo

Nossos diferenciais competitivos

Por que a Empresa se tornou uma referência no cenário agrícola mundial

A SLC Agrícola desenvolveu, ao longo de quase quarenta anos de história, um modelo de negócios baseado na eficiência operacional e na alta escala de produção. A Empresa introduziu no setor agrícola brasileiro técnicas de gestão modernas, oriundas do setor industrial. Destacamos aqui algumas das vantagens competitivas que sustentam a posição destacada da SLC Agrícola no setor agrícola global.

Alta eficiência operacional

Entendemos que nosso diferencial em termos de produtividade se deve à combinação dos fatores listados a seguir:

  • Estrutura de custos e ciclo operacional eficiente

  • Tecnologia de produção, com total mecanização do processo de plantio e colheita

  • Utilização do sistema de rotação de culturas, que proporciona menor incidência de pragas e doenças e uso mais eficiente das adubações

  • Domínio da técnica do plantio direto, sistema de plantio sem revolvimento do solo que reduz a níveis insignificantes as perdas de solo, água e nutrientes e proporciona redução no custo de produção, devido à menor utilização de máquinas na lavoura

  • Experiência na correção da composição química do solo e na seleção de sementes

  • Domínio do pacote tecnológico de insumos, que permite máxima eficiência técnica.

Localização estratégica e diversificada

O portfólio de propriedades da SLC Agrícola é diversificado, com a localização estratégica de suas quatorze Unidades produtivas em seis estados do Cerrado: Goiás, Mato Grosso, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Bahia e Piauí. A diversificação da localização de suas propriedades minimiza os potenciais riscos climáticos regionais e a incidência de pragas e doenças.

Escala e Padronização

O modelo de negócios da Empresa é baseado na padronização da produção em suas diversas Fazendas, o que inclui a adoção de infraestrutura produtiva, equipamentos, organograma operacional, gestão administrativa e planejamento agrícola, permitindo implementar nosso plano de expansão de forma eficiente.

Experiência e competência na compra de terras

A SLC Agrícola foi pioneira no desenvolvimento de culturas no Cerrado brasileiro. Adquirimos habilidade no processo de avaliação e compra de fazendas em fronteiras agrícolas do país com alto potencial produtivo e de valorização imobiliária.

Gestão profissionalizada qualificada

Os administradores da SLC Agrícola possuem larga experiência e profundo conhecimento do setor agrícola e de seus processos de produção. Os interesses dos colaboradores estão alinhados com os da Empresa, de maximizar os resultados, seguindo os seus princípios de atendimento ao cliente com excelência, ética e inovação.

Nossa Estrutura de Controle