Agricultura regenerativa é tema de painel no Fórum Planeta Campo
Na tarde desta terça-feira (11), Aurélio Pavinato, nosso Diretor-Presidente, participou do painel “Agropecuária Regenerativa como Padrão Global”, durante o Fórum Planeta Campo – Especial COP30, em Belém.
O executivo destacou os benefícios da agricultura regenerativa, que representa uma nova etapa da produção sustentável, baseada no uso eficiente dos recursos naturais e na saúde do solo.
Ele lembrou que a agricultura já venceu grandes desafios, como a degradação dos solos, superada no Brasil por meio do plantio direto, rotação de culturas e uso de coberturas vegetais, garantindo solos mais férteis e produtivos.
“A produtividade mundial cresceu 1,5% ao ano nos últimos 50 anos, e o Brasil dobrou esse índice, alcançando 3% ao ano”, ressaltou.
Pavinato também destacou a atuação da SLC Agrícola, que substituiu 17% do uso de defensivos químicos por biológicos na última safra, além de reduzir em 9% o uso de herbicidas e inseticidas com aplicações localizadas, uma iniciativa da agricultura digital.
Outro avanço é a economia circular, já implementada em 11 fazendas, com reciclagem total de resíduos e produção de adubo orgânico.
Segundo ele, esses pilares — solo saudável, manejo eficiente e economia circular — consolidam a agricultura regenerativa como caminho para uma produção cada vez mais sustentável.
Álvaro Dilli, Diretor de RH e Sustentabilidade, e Márcio Silveira, Diretor da Regional 3, acompanharam Pavinato durante a programação da AgriZone, evento promovido pelo Canal Rural.
Confira aqui a participação completa de Pavinato no evento: Fórum Planeta Campo - Especial COP30
Mais Notícias de "Agricultura"
- SAP 2025 na Fazenda Paladino reforça práticas sustentáveis
- SLC Agrícola tem lucro líquido de R$ 510,7 milhões no 1T25
- Pelo terceiro ano consecutivo, estamos no índice ISE B3
Veja Também
- SLC Agrícola anuncia a maior operação de mensuração de carbono (GEE) do agro brasileiro
- Irrigação: um passo para o futuro da produção agrícola
- Somos destaque Setorial Agro no Prêmio Exportação RS
- SLC Agrícola participa da Conferência Mundial do IFAMA
- “SLC Day” apresenta nova marca para colaboradores da SLC
Últimas notícias
- Agricultura regenerativa é tema de painel no Fórum Planeta Campo
- SLC Agrícola abre vagas para Programa de Estágio 2026/1
- Estamos entre as Melhores Empresas para Trabalhar no RS
- CILog: Integração e Inteligência para a Logística da SLC Agrícola
- Fomos reconhecidos com o Prêmio Fazenda Sustentável!
- SLC Agrícola anuncia a maior operação de mensuração de carbono (GEE) do agro brasileiro