SLC Agrícola investe em Integração Lavoura-Pecuária para aumentar a produtividade e reduzir a pegada de carbono
Com o objetivo de continuar seus esforços para aumentar a produção de grãos e fibras de forma sustentável, a SLC Agrícola atua na Integração Lavoura-Pecuária (ILP) com uma combinação de iniciativas e estratégias de forma a contribuir para aumentar a produtividade das lavouras, além de ampliar os impactos ambientais positivos com o aumento da absorção de carbono pelo solo, via aumento dos teores de matéria orgânica.
Gustavo Lunardi, diretor de Operações, destaca que o investimento realizado pela SLC Agrícola em Integração Lavoura-Pecuária, de 2017 a 2021, soma cerca de R$ 3,7 milhões. A prática é realizada em 9,7 mil hectares (menos de 1% da área total cultivada pela empresa), em 10 fazendas nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia e Maranhão.
"A primeira unidade a contar com a ILP foi a Fazenda Planorte, em Sapezal (MT). O intuito foi viabilizar áreas arenosas, obtendo maior produtividade após um ano de braquiária com pastejo, já que esta gramínea recicla nutrientes no perfil do solo, aporta matéria orgânica no sistema, além de ser alimento para o gado. Outro ponto importante é otimizar o uso da estrutura das fazendas, diversificar as atividades e fontes de receita", detalha Lunardi.
Com o Sistema Santa Fé foi montada uma estratégia priorizando áreas de cultivo de milho na segunda safra. Dessa forma, o gado faz o pastejo da forragem remanescente após a colheita. Essa estratégia permite a engorda dos animais e o aumento da fertilidade das terras, levando em consideração a deposição dos nutrientes orgânicos. Assim, os animais seguem o fluxo da cadeia produtiva após a venda.
Uma série de pequenos ajustes foi realizada nas propriedades onde a ILP foi implantada, como a construção de cercas formando os piquetes para rodízio, confecção de coxos de alimentação, bebedouros e aquisição ou aluguel de equipamentos para mistura e fornecimento da ração. Assim como a contratação de veterinário para coordenar as atividades e a realização de treinamentos para os colaboradores.
Entre os retornos positivos da Integração Lavoura-Pecuária está o aumento de mais de R$ 32 milhões no faturamento total da empresa e a melhoria nas condições físicas, químicas e biológicas do solo nas propriedades. “A palhada e os excrementos dos animais promovem uma excelente ciclagem de nutrientes, com incremento de carbono orgânico no solo, trazendo maior sustentabilidade, com ambiente mais estável e maior potencial produtivo nas culturas da soja, milho e algodão", explica Lunardi.
Este sistema, juntamente com outras ações adotadas pela SLC Agrícola, elevou os patamares de produção para números acima da média do agronegócio brasileiro na safra 2020/21. A soja registrou uma alta de 15,4% e o milho segunda safra 34,4%, ambos em relação à média nacional.
Para os próximos anos, a empresa projeta expandir a prática para outras propriedades. "Com o amadurecimento dos projetos e o fortalecimento das parcerias com fornecedores e clientes deste segmento daremos continuidade ao crescimento da nossa integração lavoura pecuária, gerando mais receita por hectare físico e, ao mesmo tempo, tornando nosso sistema produtivo mais sustentável nas esferas ambiental, social e financeira", finaliza.
Mais Notícias de "Agricultura"
- Máquina 1.000 da SLC participa simbolicamente da colheita de soja na Fazenda Pamplona
- Estamos no ranking Elite InfoMoney 2024
- Estamos entre as melhores empresas do agro no ranking Forbes Agro100
Veja Também
- SLC Agrícola fortalece compromisso com a inovação no South Summit Brazil 2025
- Recorde de algodão faturado é destaque nos resultados de 2024
- Eduardo Logemann é homenageado na Expodireto 2025
- SLC Agrícola anuncia compra da empresa Sierentz e aumento da área plantada
- SLC Agrícola é vencedora do Prêmio Qualidade 2024 da APIMEC Brasil
Últimas notícias
- SLC Agrícola é uma das parceiras do programa Carbono Xingu
- Encontro da Pecuária reúne lideranças e especialistas em Mato Grosso do Sul
- SLC Agrícola fortalece compromisso com a inovação no South Summit Brazil 2025
- Avançamos em Segurança Hídrica e Florestas no CDP
- Relatório Integrado 2024 destaca avanços em um ano de muitos desafios
- Recorde de algodão faturado é destaque nos resultados de 2024